{Nerdices: Desvendando Quadrinhos – Daytripper}

Desvendando Quadrinhos: DayTripper

Se você acha que quadrinhos são infantis, superficiais ou coisa de nerd, já faz muito tempo que você precisa rever os seus conceitos (especialmente se você considera “coisa de nerd” uma ofensa). Há décadas que o meio vem se provando como uma nova forma de arte séria, tão relevante como o teatro, a música e os seus irmãos mais próximos, o cinema e a literatura. E nessa série de artigos que eu vou publicar aqui eu vou eleger alguns dos quadrinhos que demonstram isso.

Se você está disposta, essa é a oportunidade de se inteirar mais no meio, e conhecer algumas das coisas boas que vem sido publicadas aqui no Brasil. Espero os comentários de vocês!

Daytripper – Por Fábio Moon e Gabriel Bá.

Daytripper – Por Fábio Moon e Gabriel Bá.

Não decidi começar por um quadrinho nacional por acaso: o Brasil está passando uma ótima fase na publicação de quadrinhos, com autores cada vez mais respeitados tanto aqui como lá fora. E Daytripper é um dos maiores exemplos disso, por ter sido primeiro publicada em várias edições nos Estados Unidos e só um ano depois ter saído aqui em volume único, ganhando os principais prêmios internacionais. E a obra merece.

Desvendando Quadrinhos: DayTripper

Ela foi escrita e desenhada pelos gêmeos Fábio Moon e Gabriel Bá, que começaram produzindo quadrinhos de maneira independente nos anos 90 e depois, aos poucos, quase que no boca a boca, se tornaram famosos no meio, por suas histórias repletas de poesia. Uma ótima maneira de conhecê-los é ler a tirinha semanal que eles publicam na Folha de SP e também no blog deles, o 10 Pãezinhos. Também é possível encontrar com algum esforço as coletâneas das primeiras publicações dos dois feitas ainda na época da faculdade. Em todas elas, você encontra um tom de lirismo bem particular da dupla e que em Daytripper atinge seu ápice.

Uma das tirinhas do Quase Nada, que sai todo domingo na Folha de SP.

Uma das tirinhas do Quase Nada, que sai todo domingo na Folha de SP.

A história é sobre a vida de Brás de Oliva Domingos, dividida em vários capítulos, sendo cada um desses capítulos um dia em um período diferente na vida do personagem. Um dia ele é um jovem viajando com o seu melhor amigo pra Bahia, em outro dia ele é uma criança brincando na fazenda dos seus avós, em outro dia ele persegue a mulher que viria a ser a sua futura esposa. Mas e se todos esses dias fossem cada um o último dia de sua vida? A premissa, que pode confundir no começo, se torna mais forte a cada capítulo, a cada dia que conhecemos mais sobre a vida de Brás, e as diversas maneiras em que ela poderia ter acabado.

Desvendando Quadrinhos: DayTripper

No fim, a história é um convite ao leitor à rever cada um dos seus próprios dias. Um convite para se viver e aproveitar as pequenas surpresas que a vida nos dá. Pois não existe vida longa ou curta, já que todas elas duram uma vida inteira.

Desvendando Quadrinhos: DayTripperDesvendando Quadrinhos: DayTripper

Enfim, não preciso nem dizer que essa é um dos meus quadrinhos preferidos e eu não saberia começar essa série de artigos se ele não fosse o primeiro. Recomendo à todo mundo que eu conheço.

Desvendando Quadrinhos: DayTripper

Daytripper foi publicada originalmente pela DC/Vertigo em várias partes e saiu aqui no Brasil em um belo volume único. Se alguma de vocês já leu ou ficou com vontade de ler, conta pra mim nos comentários! Até a próxima! 😉

.

.

.

F&C - Dimitri Aiello

Você pode seguir o Feminina & Compulsiva também nas redes sociais:
♥   Facebook   ♥   Instagram   ♥   Pinterest   ♥   YouTube   ♥   Twitter   ♥

Anúncios

2 thoughts on “{Nerdices: Desvendando Quadrinhos – Daytripper}

  1. Nossa amiga, eh um colaborador mais gato que o outro! Passou da hora de marcar um encontro do blog e apresentar os colaboradores pras leitoras, neh?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s