{Universo Feminino: Consumismo}

Universo feminino: Consumismo

Quem nunca fez a louca consumista que atire o primeiro cartão de crédito!
Acredito que a maioria das mulheres já teve sua fase compulsiva por compras, onde os olhinhos brilhavam ao ler a mágica palavrinha ‘aprovado’.

Os focos são distintos, vão de esmaltes à sapatos, passando por roupas, cosméticos, acessórios, livros, etc e etc. Assumo que minhas compulsões costumavam ser de lua e ter suas ‘fases’, a mais constante talvez sejam os livros (onde acumulo títulos em fila de espera).
Cada mulher tem uma motivação diferente pra embarcar nesse período de compras desenfreado. Às vezes é a tpm, insatisfação no trabalho, na vida pessoal ou só mania mesmo. Ficamos confusas achando que aquela sensação de vazio pode ser preenchida com uma nova peça no guarda roupa ou um novo batom na necessaire. Mas essa sensação de saciamento costuma ser temporária e logo volta o desejo de uma nova aquisição. É ainda pior quando somos atingidas pela ressaca moral no dia seguinte ou pela chegada da fatura.

Se mimar é saudável. Se dar presentes é sempre gostoso. Só devemos tomar muito cuidado para perceber o ponto onde acaba o “auto agrado” e começa o consumismo desenfreado.

O acesso fácil a informações sobre produtos, o bombardeamento da mídia e as propagandas ‘atrativas’ (e esperançosas) que dizem que caso você use ‘x’ coisa sua vida será melhor/mais fácil acabam incentivando esse tipo de comportamento.
Por mais que este Blog mesmo seja mais um dos veículos que ‘vão te mostrar coisas que despertam seu desejo de consumo’, acho que sempre vale a pena, depois de ler uma resenha ou ver um anuncio, parar e pensar se você REALMENTE precisa daquilo, se VAI usar, se já não tem algo IGUAL ou muito parecido que substitua e se combina contigo (ou com coisas que você já possua ou faça de fato seu estilo).

Eu amo ler blogs que resenhem produtos e coisas do universo feminino, mas antes de adquirir algo é bom pensar se está praticando um consumo consciente ou se é só impulso, pra não se arrepender depois. Já tive minhas ‘coleções’ de esmaltes, sapatos, maquiagem, produtos de cabelo e mais uma grande lista. E penei um pouquinho até assumir uma postura mais responsável com relação a compras.
O maior problema desse tipo de comportamento é quando a ficha cai e você percebe que gastou mais do que devia (ou podia) com coisas que não são realmente importantes/necessárias pra você e que por isso deixou de investir verdadeiramente em si como fazendo algum curso, realizando um sonho ou simplesmente guardando.

.

.

.

F&C - Karol Oliveira

Você pode seguir o Feminina & Compulsiva também nas redes sociais:
♥   Facebook   ♥   Instagram   ♥   Pinterest   ♥   YouTube   ♥   Twitter   ♥

Anúncios

4 thoughts on “{Universo Feminino: Consumismo}

  1. Ainda hoje escrevi sobre isso. Há alturas em que realmente o consmismo tapa esses vazios emocionais… Com peso e medida, porque não, mas com cuidado para não cruzar a linha do exagero 🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s