{Os Ruivos e algumas curiosidades}

encontro-de-ruivas-sp edit

As variações dos tons de ruivo estão em alta e fazem a cabeça de várias mulheres (e homens também). É possível até dizer que virou tendência, sejam as madeixas naturais ou tingidas. Tanto que diversos filmes, séries, novelas e comerciais estão fazendo questão de colocar atores e modelos ruivos no seu casting. Em um artigo publicado na revista Science diz que foi encontrado o gene conhecido como “MC1R” que é um variante do gene responsável pela ruivice e suas características nos neandertais, mostrando que os ruivos já fazem parte do mundo há bastante tempo, mesmo que hoje em dia eles só representem entre 1% e 2% de toda população mundial. Diante dessa “raridade” e toda história que envolve essa cor dos fios, existem até alguns ensaios fotográficos registrando ruivos.

A vida dos ruivos naturais nem sempre é fácil e glamorosa, mesmo hoje em dia. Muitos durante a infância são alvos constantes de bullying que lhes rendem apelidos não muito divertidos, como ferrugem, água de salsicha e o que mais a imaginação permitir. Há muito tempo, na Idade Média, os ruivo podiam ser perseguidos simplesmente por terem os cabelos acobreados, eram chamados de bruxos e hereges e, muitas vezes, queimados na fogueira. Na Grécia acreditavam que depois de morrerem, os ruivos, poderia se transformar em vampiros.

Mesmo depois de centenas de anos e fácil acesso à informação, em alguns lugares do mundo esse preconceito ainda existe. A Grã-Bretanha é um dos lugares em que mesmo nos dias de hoje ainda são preconceituosos com a cor de cabelo, como se a tonalidade dos fios pudessem dizer o quão boa ou não uma pessoa é. Em 2007 uma família inglesa de ruivos disse à BBC Brasil que teve que mudar de casa duas vezes por motivos de agressões e ofensas devido a cor do cabelo (oi?!). Existe uma teoria que sugere que esse preconceito contra os ruivinhos pela Europa seja o resultado de uma antiga tensão histórica entre os Ingleses, os irlandeses e escoceses.

Enquanto em Edimburgo (no dia 10/08/13) os ruivos de lá fazem um encontro-passeata contra o preconceito, nas terras brasileiras os ruivos são admirados, de uma forma geral. Tanto que em São Paulo no dia 08/09 haverá o “2º Encontro de Ruivos e Ruivas de São Paulo”. Mas diferente dos encontros Europeus, que já existem na Irlanda, Holanda e alguns outros países, em São Paulo o encontro não só espera receber os raros ruivos naturais, como também os “tingidos, laranjinhas, vermelhinhos ou mesmo só admiradores”. Esse encontro paulista foi idealizado pra trocar experiências e conhecer gente nova com um gosto comum. A programação contará com sorteio de brindes e mimos, cedidos por apoiadores do evento aos participantes e um “luau urbano”.

2º Encontro de Ruivos e Ruivas de São Paulo
Dia: 08/09/13;
Hora: 12h00;
Local (concentração): Saída do Metrô Trianon na frente da FIESP.
;
;
;
 F&C - Karol Oliveira

Você pode seguir o Feminina & Compulsiva também nas redes sociais:
♥   Facebook   ♥   Instagram   ♥   Pinterest   ♥   YouTube   ♥   Twitter   ♥

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s